top of page

Dias secos? Confira os alimentos que ajudam na hidratação!

Foto do escritor: Renata FarrieloRenata Farrielo

Durante o verão a preocupação com a hidratação do nosso corpo é muito mais intensa e sempre ouvimos muitas recomendações para beber bastante água. Mas nos últimos anos, esse assunto também tem se mostrado importante em outras estações como no inverno, já que as chuvas não são tão frequentes e os dias ficam com baixa umidade do ar.


São Paulo por exemplo chegou a ficar quase 50 dias sem chuva neste ano de 2022 e o nosso corpo sentiu bastante (levanta mão aí quem também é da turma das ites...)


Nestes dias, ingerir líquidos é crucial, mas a hidratação pode ir muito além do que simplesmente beber água. Incluir na sua rotina alimentar alimentos que você goste e contenham mais água em sua composição é uma excelente maneira de manter o corpo hidratado.


Por isso a recomendação principal é evitar o consumo daqueles ultraprocessados de pacotes como bolachas, bolos e salgadinhos, que por precisarem ter uma validade maior (tempo de prateleira) costumar ter menos água na sua composição - bactérias preferem ambientes úmidos).


Frutas e vegetais frescos são fontes ideais porque além de terem bom teor de água, também têm fibras, o que proporciona outros benefícios para a saúde de modo geral. Inclua na listinha de compras alimentos como melão, melancia, morangos, laranjas, mexerica, pepino, chuchu etc.

Mulher branca com regata branca segurando um copo com metade de leite em um fundo azul do céu degradê

Outras bebidas, além da água, também são hidratantes, como: suco, leite, chá e café. Apesar da cafeína ser considerada como diurética, essa ação só acontece se você não tem o hábito de consumir sempre. Nosso corpo se acostuma e não reage mais com a desidratação depois de um período de habituação com quantidades usuais. O cuidado precisa estar nas bebidas com alto teor de açúcar porque apesar de ajudarem na hidratação podem ser prejudiciais para o corpo se consumidas em excesso.


Bacia com gelo e dentro dele tem kiwi, limão, framboesa e picoles verdes, amarelos e vermelhos espalhados pela foto

Outra boa ideia que eu adoro e consumo inclusive no inverno, são sobremesas naturais congeladas feitas a base de frutas como picolés (tenho forminhas de silicone em casa) e geladinhos (ou sacolé). Adoro sabores como maracujá, limão com gengibre e mel, abacaxi com hortelã e morango com iogurte.


Mulher segurando uma sopa de cor laranja, com gotas de creme branco e sementes de abóbora por cima

Para dias mais frios e secos, as sopas ou consomés de entradas são excelentes também. Além de hidratar, podem ser super nutritivas dependendo da combinação de ingredientes. Aqui a atenção precisa ser com o sal e embutidos de acompanhamento. Quando consumimos muitos alimentos salgados de uma vez, nossos cérebros secretam o hormônio ADH, que sinaliza aos nossos rins para reter mais água, diminuindo a excreção de urina. O hormônio também está ligado à sensação de sede, e seus efeitos combinados sinalizam que você precisa de mais líquidos. Consumir muitos alimentos salgados pode ser um problema se você ignorar os sinais de sede.


O que muita gente não sabe é que pode ser importante evitar bebidas alcoólicas em dias secos ou muito quentes. Ao contrário do que se pensa, o álcool é realmente desidratante. Ele suprime o hormônio ADH, o que faz com que os rins não entendam a mensagem de reabsorver água, aumentamos a diurese (excreção da urina) e com isso, desidratamos. Caso decida tomar mesmo assim, a recomendação é aumentar o consumo de água para ajudar a hidratar.


E o mais importante é estar atento aos sinais internos do corpo, como a sede. Ela é uma sinalização de que estamos desidratando e que precisamos atender ao sinal quando ainda está pequeno. Por isso redobre a atenção!


Uma nutricionista com foco em comportamento alimentar pode te ajudar nessas percepções, pode te guiar nas mudanças de comportamentos e organização. Conte comigo nessa jornada!


Para agendar consultas entre em contato pelo whatsapp 11-94212-3449.






13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page