O que são macronutrientes e micronutrientes?
- Renata Farrielo
- 19 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Talvez você ja tenha escutado sobre macronutrientes e micronutrientes da dieta ou da alimentação e tenha ficado na dúvida sobre o que seria isso. Esses dias uma paciente me perguntou e achei legal trazer essa dúvida para cá. Então vamos lá.
Tudo o que a gente consome, seja através da alimentação ou de suplementação, precisa ser quebrado em pedacinhos pequenos, que começa com a mastigação e depois vai parar no nosso estômago. Onde continua a ser quebrado em pedaços menores ainda e só depois vai para o nosso intestino, onde a maior parte é realmente absorvida.
Esses pedacinhos pequenos que chamamos de nutrientes podem ser macronutrientes ou micronutrientes. Os macronutrientes são os famosos carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras). São eles que fornecem energia para o nosso corpo e que a gente mede através do que chamamos de calorias.
Existem alimentos que possuem mais de um determinado macronutriente e quando isso acontece, chamamos de alimento fonte. Mas isso não significa que ele não tenha outros macronutreintes. Por exemplo, arroz é fonte de carboidrato, mas em sua composição também temos proteina. A carne é fonte de proteína, mas também tem lipídio (gordura). Por isso não é o certo quando a gente se refere aos alimentos usando a nomenclatura de macronutrientes específícos. Exemplo: "Comi salada, carboidrato e proteína". Até porque a gente acaba diminuindo uma comida, que tem significado, cultura, memória afetiva, a apenas um nutriente. Mas esse é um assunto para um outro post...rs...
Ainda temos outros pedacinhos, menores ainda, que chamamos de micronutrientes e que são classificados em vitaminas e minerais. Estes não fornecem energia, ou seja, não tem calorias, mas são extremamente importantes para a nossa saúde. São eles que são responsáveis por facilitar e possibilitar as reações químicas que acontecem no organismo, inclusive na obtenção de energia.
As maioria das vitaminas são essenciais, ou seja, nosso corpo não produz e por isso temos que obter da alimentação. Elas são classificadas em vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossólúveis.
As vitaminas hidrossolúveis, no geral, não são armazenadas em quantidades significativas no organismo, e por isso precisamos consumir todos os dias um pouco para não faltar. São elas: vitaminas do Complexo B (mostrar no slide) e Vitamina C - chamada também de acido ascórbico.
Ainda falando das vitaminas, existem as vitaminas lipossolúveis, que são solúveis em gorduras - Vitamina A, Vitamina D, vitamina E e Vitamina K.
Temos os minerais que são necessários em maiores quantidades como por exemplo o cálcio, que constitui nossos ossos, e temos também os elementos-traço, que são minerais que precisamos em menores quantidades, mas que nem por isso são menos importantes.
Eu costumo dizer que o nosso corpo funciona como uma orquestra, que precisa estar em sintonia e para isso não pode nem faltar e nem ter em excesso. A grande questão é que para algumas vitaminas e minerais, os exames que mostram os níveis sanguíneos não refletem se estamos com deficiência ou insuficiência e por isso avaliação do padrão de consumo alimentar, ou seja, o que comemos com frequência é uma boa direção para avaliar riscos e ajudar na prevenção.
Uma nutricionista poderá te auxiliar nesse processo de avaliação e ajustes se necessário. Procure um profissional para cuidar da sua saúde de forma completa: física, mental e social. Conte comigo!
Para agendar uma consulta, entre e contato pelo whatsapp: 11-94212-3449
Comments