Quem aí também ama uma granola? 🙋♀️ Eu me incluo nessa turma, mas nem sempre acho alguma boa de sabor e de nutrientes nos mercados tradicionais.
Versões melhores são encontradas em mercados de alto padrão ou compradas de pequenos produtores, mas muitas vezes os preços são salgados.
E claro, comprar opções prontas até pode ser uma opção para muita gente, mas essa versão sai mais barata, tem uma proporção de aveia maior e você ainda consegue dosar melhor a quantidade de açúcar e óleo do que as industrializadas.
Vale lembrar que muitas vezes as granolas prontas tem mais de um tipo de açúcar com nomes “disfarçados”.
E claro, ninguém precisa ter medo do açúcar, mas vale sempre equilibrar a quantidade, combinação e frequência.
Opções sem açúcar podem ser indicadas para casos de diabetes, mas nem sempre a versão sem açúcar é uma boa opção. Muita gente acaba exagerando na dose só porque não tem açúcar e aí passa a não ser equilibrado também.
O pulo do gato é sempre o caminho do meio com equilíbrio e autoconhecimento. Uma nutricionista com foco em comportamento alimentar pode te ajudar nessa jornada.
Então vamos a receita!
RECEITA DE GRANOLA DE FRIGIDEIRA
INGREDIENTES
➡️ 2 xícaras de chá de flocos grossos de aveia
➡️1/2 xícara de chá de coco ralado (usei o fresco mas pode ser o seco)
➡️ 1/4 xícara de xerem de castanha de caju (pode ser outra oleaginosa)
➡️ 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (ajuda a deixar crocante)
➡️ 2 colheres de sopa de canela em pó (pode ajustar conforme seu gosto)
➡️ 2 colheres de sopa de óleo vegetal (usei canola) (ajuda a deixar crocante)
MODO DE FAZER
Coloque todos os ingredientes, menos a castanha de caju, em uma frigideira antiaderente e deixe fogo baixo mexendo sempre por 5 a 8 minutos. Quando estiver com uma coloração dourada, desligue e deixe esfriar bem. Mas deixe esfriar bem mesmo porque se fechar morno pode estragar mais fácil e ficar murcha. Coloque em um pote de vidro com tampa ou fecho hermético para não murchar. Se fizer com coco fresco guarde na geladeira.
Comments