Se a orientação é não sair de casa, variar e inovar com o que temos em casa é a solução. Aquela história de cozinhar um prato e ficar comendo a mesma coisa a semana inteira não é bom para nossa mente e muito menos para a nossa imunidade, que precisa de nutrientes variados para ficar firme e forte. E olha que linda essa foto que eu fiz com a receita que de onde veio a ideia deste post.
Uma das minhas sugestões para variar o menu é aproveitar aquela sobrinha de arroz, de legumes, de frango, de carne ou do que tiver por ai e fazer um arroz cremoso. Daqueles que em 5 minutos fica pronto. Se o arroz for integral ou sete grãos melhor ainda.
Serviu e ainda assim sobrou também? Que tal rechear um legume que tem por ai? Vale um tomate, uma berinjela, um pimentão ou uma abobrinha, como eu fiz essa semana.
A regra geral é que você tenha um legume para rechear, um grão e uma carne ou leguminosa e um vegetal. Em um único prato, temos tudo o que precisamos para uma refeição equilibrada. Veja o meu infográfico abaixo para ter mais ideias
Veja essa receita que fiz em uma consulta/aula on-line esses dias com um paciente meu. Improvisei minha sala para virar uma cozinha porque minha cozinha é escura para vídeo. A duas versões fizeram sucesso, a daqui e a de lá (do meu paciente).
ABOBRINHA RECHEADA COM FRANGO E SETE CEREAIS:
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
2 abobrinhas inteiras
4 colheres de sopa de frango moído refogado (pode ser desfiado também)
2 colheres de sopa de arroz sete cereais cozido
2 colheres de sopa de talinhos de espinafre refogado (pode ser as folhas ou outra verdura)
1 colher de sopa cheia de cream cheese (pode ser ricota, creme de ricota ou requeijão)
1 colher de sopa de cebolinha picada (pode ser salsinha ou coentro também)
4 colheres de chá de queijo ralado (1 para cada metade)
1/2 cebola cortada em tiras finas
Opcional: 1 colher de sobremesa de aceto balsâmico
Modo de fazer
Corte a abobrinha ao meio de comprido (longitudinalmente). Com a ajuda de uma colhe, retire o miolo da abobrinha e reserve. Ela deve ficar cavadinha, deixando espaço para o recheio. Polvilhe uma pitadinha de sal na abobrinha e reserve.
Em uma frigideira antiaderente coloque o miolo da abobrinha e deixe dourada, mexendo sempre para não queimar. Não tem necessidade de acrescentar óleo nem manteiga aqui, somente se a sua frigideira não tiver o antiaderente. Misture esse recheio refogado com o frango moído, o arroz, os talinhos de espinafre, o cream cheese e cebolinha até que fique homogêneo e cremoso. Preencha a abobrinha com o recheio e polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno a 200 graus por 20 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o seu forno e o tamanho da sua abobrinha, por isso fique de olho. O ponto correto é quando a borda do legume estiver macio e o queijo gratinado. Enquanto aguardo o tempo de forno, coloque as tiras de cebola na frigideira e leve ao fogo médio para dourar, mexendo de vez em quando. Caso tenha o aceto balsâmico em casa, vale a pena colocar porque o acúcar da uva ajudará caramelar e deixar mais docinha. Sirva ainda morno com uma salada ou sopa.
Depois de aprender esse raciocínio de inovar as sobrinhas, nunca mais vai rolar a mesma comida a semana toda. Compartilhe com quem você ama e me conte aqui embaixo se gostou!
.
.
Meus atendimentos estão acontecendo de forma on-line até que tudo se normalize. Não deixe de cuidar da sua alimentação e de quem você ama. Agora mais do nunca, nossa saúde é de extrema importância. Se você se interessou em saber mais sobre o ATENDIMENTO ON-LINE ou quer aprender receitinhas ótimas e práticas como estas, me envie um whatsapp e terei o prazer de te contar todas as novidades que tenho criado por aqui. 11-94212-3449
Comments