top of page
Foto do escritorRenata Farrielo

Comportamentos em tempos de corona vírus


É quase certo que grande parte da população irá contrair o corona vírus em algum momento e que pessoas com a imunidade comprometida poderão ter complicações mais graves. O ponto é fazermos com que a curva seja lenta para que o sistema de saúde consiga atender a todos.


O fato é não é momento para desesperos. A hora é de cuidado com nós mesmos e com quem amamos.


Diante das medidas de isolamento, nosso comportamento muda. Ficamos muito mais em casa, nos movimentamos menos, sentimos mais ansiedade e pensamos mais em comida. Afinal, como eu sempre digo, comemos não somente para suprir nutrientes, mas também para alimentar nossa alma.


O desafio é como passar por esta fase de forma saudável. Sem exageros e sem neuras. Naquele caminho do meio, com equilíbrio, conforto e felicidade. E hoje, tenho ainda mais certeza que os exercícios de Nutrição comportamental podem contribuir para esse caminho.


Separei aqui algumas práticas importantes que nos ajudarão a passar por esta fase:


- Seja positivo. A neurociência já provou que, que forçar nosso cérebro para ver o lado bom das coisas nos ajuda a viver melhor e reduzir ansiedade. Por isso evite excesso de informações negativas e procure ocupar a mente com informações que tragam bem-estar.


- Crie uma nova rotina com horários, tanto para tarefas quanto para as refeições. Estar em casa pode bagunçar um pouco a percepção de horário, principalmente para quem está trabalhando de casa.


- Mude o ambiente para que você tenha um canto para se exercitar e trabalhar, mas na hora das refeições, prepare a mesa e sente-se para comer, prestando atenção na sua comida.


- Escolhas as exceções. Seu corpo vai reagir aquilo que você faz com frequência não como exceção. Mas claro que é esperado que a gente tenha vontade de comer outras coisas que nem sempre comemos, como chocolate, pipoca, sorvete. O importante é prestar atenção na quantidade e frequência, e não fazer disso um hábito. Na hora da compra, escolha alguns itens. Da mesma forma que não precisamos estocar papel higiênico, não precisamos estocar chocolates, doces, sorvetes e etc. 😂


- Tenha a vista alimentos saudáveis. Deixe uma fruteira em cima da mesa, com opções de frutas práticas que não precisem picar como maçã, banana, mexerica, pêra, uva e etc. Temos também a fome dos olhos e se o tempo todo ficarmos olhando aqueles alimentos que são para exceção, teremos muito mais vontade de comê-los.


- Use os princípios do #anteciparparafacilitar . Um erro comum é achar que porque estamos em casa teremos muito tempo livre para cozinhar, mas quando nos damos conta a hora passou, o filho chorou, a televisão chamou e nada de comida pronta.

- Programe suas compras. Pense nas refeições dos próximos dias antes de ir direto ao mercado. Fazer isso com a família toda pode ser um exercício bacana. Um dos materiais que entrego na minha consulta fala exatamente sobre isso. Escrever no papel pode te ajudar a pensar em cada refeição e nos grupos alimentares que são importante para uma alimentação equilibrada.


- Preste atenção aos seus sinais de fome e saciedade. Pode ser desafiador, mas com a prática do Mindful eating é possível, mesmo em meio ao caos.

- Mantenha sua imunidade boa. Estar com o sistema imune em dia não garante que não iremos pegar o vírus, mas sim que em caso de contrair a doença, seu corpo irá reagir muito melhor e passará como uma gripe. E para isso, vários são os fatores que irão ajudar: boa qualidade de sono; comer diariamente frutas, legumes e verduras variadas; manter uma atividade física moderada diariamente; evitar bebidas alcoólicas em excesso; não fazer dietas restritivas;

E vale ressaltar que nenhum alimento sozinho irá aumentar a imunidade e sim o conjunto de atitudes saudáveis! 😉

Comentem aqui como tem ficado a sua rotina alimentar nestes tempos de isolamento.


E acreditem, vamos passar por esta fase juntos, mesmo que separados!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page