top of page
  • Foto do escritorRenata Farrielo

Mas pode macarrão?


Macarrão quase sempre é garantia de sucesso no menu, mas mesmo assim, alguns pacientes ficam espantados quando pergunto se gostam de massa e vão logo respondendo: "Mas pode?"


A minha resposta é sempre: "Claro que sim, mas vamos aprender como combinar de maneira mais equilibrada?" Falo isso porque tudo pode fazer parte de uma alimentação saudável, e a composição da refeição, a quantidade e a frequência são os fatores mais importantes que temos que nos atentar.


O macarrão ficou com má fama por ser carboidrato refinado - que aumenta rápido o açúcar no sangue, o que chamamos de "glicemia"- e nos dias atuais está quase sempre acompanhado de molho de tomate pronto de caixinha (que contém açúcar) e muito queijo ralado (que contem muita gordura).


Mas será que com alguns ajustes não pode ser incrível de sabor e excelente para a saúde?

Minha sugestão é combinar porções menores de massa cozida com um bom molho de tomate fresco, feito em casa em 5 minutos, queijos magros como mussarela de búfala, ricota ou cottage e verduras como rúcula, escarola e até mesmo berinjelas em cubos refogadas.


Para te animar a ir para a cozinha sem medo, segue abaixo uma receita que amo e que é feita em uma única panela! Sorte de quem ficará com a louça do dia.

Macarrão de uma só panela

Rendimento: 2 a 3 porções


Ingredientes:

➡️ 200g de espaguete ou linguini ➡️ 200g de tomate sweet ou pêra ➡️1 xícara de chá de manjericão ➡️1 cebola fatiada ➡️3 dentes de alho fatiado ➡️2 colheres de sopa de azeite extra virgem ➡️ 1 pitada de Sal ➡️ 600 ml de água ➡️ 100g de mussarela de búfala ou queijo minas ou ricota ➡️ 50g de parmesão ou pecorino ➡️Pimenta do reino a gosto ➡️ 2 xícaras de chá de folhas de rúcula


Modo de fazer: Em uma frigideira alta e larga coloque o espaguete, o manjericão, a cebola, o alho, o azeite e o sal. Cubra com a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Não cubra a panela. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo do panela. Deixe cozinhar por cerca de 6 a 9 minutos ou até que parte do líquido tenha evaporado, formando um molho cremoso. Desligue o fogo e misture o parmesão ou pecorino e misture delicadamente. Para deixar ainda mais saboroso acrescente pimenta do reino e folhas de rúcula. Sirva em seguida.


Fica delicioso! Se testar já sabe, posta e me marca para eu ver sua obra de arte!





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page