top of page
  • Foto do escritorRenata Farrielo

Vale colocar pão na meta de 2020?


Calma lá... Ninguém está dizendo para comer mais pães em quantidade, mas mudar a qualidade pode fazer toda a diferença.


Esses dias estava pensando no que eu realmente gosto de fazer. Começo do ano tem dessas coisas né? Reservamos um bom tempo de janeiro planejando, sonhando e organizando a agenda para voltar a rotina.


Vocês costumam fazer metas para o ano? Eu adoro colocar no papel, mas melhor ainda é arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. E no meu caso foi assim literalmente porque uma das minhas metas é comer mais comidinhas caseiras e fugir dos industrializados. Então por que não começar fazendo o meu próprio pão?


Fiz uma receita que já havia testado antes, que é super versátil e inspirada em uma das diversas opções de pães caseiros da Rita Lobo. Gosto de misturar farinhas para melhorar fibras e não deixar o pão tão duro. Isso aprendi com a nutricionista Cecilia Corsi, com a qual trabalhei durante muitos anos. O legal é que dá para variar as farinhas e os sabores. Nesta versão coloquei farinha de trigo integral, farinha de aveia e farinha de trigo (deixa mais macio), mas dá também para colocar farinha de arroz ou farinha de centeio. Estas outras opções deixam o pão mais firme, mas são boas alternativas se você for fazer torradas, bruschetas ou até mesmo croutons para colocar na salada.


Confira a receita e veja se você se anima a colocar na sua meta também.



INGREDIENTES

2 xíc. (chá) de farinha de trigo integral

2 xíc. (chá) de farinha de trigo

1 Xic. (chá) de farinha de aveia ou farelo de aveia

1 col. (chá) de fermento biológico seco

2 col. (chá) de açúcar (precisa para fazer a fermentação)

1 xíc. (chá) de água morna

½ xíc. (chá) de leite

2 col (sopa) de manteiga (deixar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos)

2 col. (chá) de sal

¼ de xícara (chá) de aveia em flocos grossos

¼ de xícara (chá) de gergelim (você pode usar outras sementes como girassol, abóbora, linhaça)

Água para borrifar

1. Coloque em um potinho pequeno o açúcar, o fermento e junte ¼ de xícara (chá) de água morna (nao pode estar quente porque o fermento perde a ação) Mexa até dissolver e reserve por 5 minutinhos.

2. Em outra tigela ou bacia grande, coloque as três farinhas e misture com o sal. Em seguida faça um buraco no centro e acrescente a mistura do fermento. Vá mexendo com a farinha aos poucos do meio para as bordas. Com as pontas dos dedos vá mexendo e acrescentando a água, pouco a pouco, até incorporar. Acrescente o leite, continue misturando com as mãos.

3. Junte a manteiga e amasse bem para incorporar. Se a manteiga não estiver mole pode demorar mais tempo para misturar. Agora chega a hora de sovar a massa. Aperte, amasse e estique por cerca de 10 minutos.

4. Faça uma bola de massa, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente.

5. Unte 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Eu gosto de usar a forma de silicone que não precisa untar. Misture a aveia com o gergelim

6. Depois que a massa tiver dobrado de tamanho leve para uma bancada e divida em duas. Achate delicadamente cada uma das metades, formando um retângulo e borrife (ou pincele) com água - assim a mistura de aveia e o gergelim adere melhor ao pão.

7. Coloque metade da mistura de aveia e sementes na bancada e aperte delicadamente um dos retangulos de massa para as sementes grudarem. Se quiser que as sementes fiquem por dentro também você pode dobra a base do retângulo até o centro e apertar. Depois cubra com a base oposta e, com a ponta dos dedos, aperte a emenda para selar. Dobre cerca de 4 cm das laterais em direção ao centro (para o pão ficar do tamanho da fôrma) e aperte bem as emendas para selar. Role o pão sobre a mistura de aveia e semente que tiver sobrado na bancada e repita com a outra metade de massa.

8. Coloque nas fôrmas, com a dobra para baixo. Cubra novamente com o pano e deixe crescer por mais 40 minutos. Faltando 20 minutos para o tempo do pão, ligue o forno e preaqueça a 180 ºC (temperatura média).

9. Asse por cerca de 40 minutos ou até que os pães cresçam e estejam dourados. Retire do forno, desenforme e (ATENÇÃO! PASSO IMPORTANTE) coloque sobre uma grelha - se deixar dentro da fôrma, acumulará vapor e não ficará crocante. Quando estiver frio, fatie e sirva. Caso não vá consumir todo, congele em potes herméticos ou em saquinhos próprios para alimentos.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page