top of page
  • Foto do escritorRenata Farrielo

Dez estratégias para gastar menos tempo na cozinha



"Preciso cozinhar, mas tenho pouco tempo. Como eu faço para cozinhar mais rápido?"


Essa é uma das coisas que escuto bastante e digo que eu mesma me pego nesta situação. Pode parecer bem desafiador cozinhar em pouco tempo, mas com algumas estratégias fica mais fácil cozinhar refeições completas em bem pouco tempo.


Fiz uma live falando sobre isso e lá contei minhas 10 dicas para facilitar esse processo. Confira aqui embaixo:


1 - Mantenha a cozinha limpa e arrumada

Assim na hora de cozinhar dará menos preguiça e mal humor, além de ficar muito mais rápido.


2 - Tenha utensílios que facilite

Ter a ferramenta certa faz toda a diferença. Alguns exemplos de utensílios indispensáveis: uma boa faca de chefe, faca de legumes, frigideira antiaderente larga e alta (dá para preparar refeições completas), processador pequeno para temperos.


3 - Tenha temperos secos ou ervas congeladas

Temperos secos e ervas congeladas diminuem o tempo de pré-preparo. Assim diminui a preguiça porque não terá que descascar cebola, picar alho ou higienizar salsinha.

4 - Saiba usar produtos minimamente processados

Industrializado não é sinônimo de ultra-processado e existem boas opções minimamente processados e processados que podem te ajudar a gastar menos tempo. Exemplo disso são o grão de bico de caixinha, tomate pelado e legumes congelados.


5 - Tenha ingredientes coringas

Existem alguns ingredientes que são super versáteis e fáceis de preparar que são indispensável para gastar menos tempo. A lista pode variar para cada pessoa, mas bons exemplos são ovos, iogurte, ricota, grão de bico e berinjela


6 - Tenha uma produtividade alta

Estamos acostumados a pensar nisso no trabalho, mas na cozinha é igual. Se já estamos nela, porque não aproveitar melhor o tempo e as ferramentas que temos. Se vai fazer algo no forno, pense em assar duas preparações juntas. Economiza tempo e dinheiro. Use a água do macarrão do almoço para hidratar o couscous marroquino e deixe o jantar adiantado.


7 - Planeje

Pensar na lista de compras é importante, mas só isso não basta. Planejamento não requer tanto tempo, mas sim atenção. Quando for tomar café da manhã, separe o que vai comer de lanche da tarde. No jantar, retire do congelador aquela carne ou preparação para o dia seguinte.


8 - Tenha uma lista de referências

Separe uma pastinha no celular ou no computador e deixe salvas as receitas práticas e rápidas que você viu em algum lugar. Isso diminui o tempo na hora de preparar.


9 - Use mais produtos in natura que possam ser consumidos crus

Ter ingredientes que possam ser consumidos crus podem salvar uma refeição inteira. Você pode ter desde proteínas como carpaccio ou peixe fresco, verduras como alface e repolho e legumes como cenoura e beterraba. A lista pode ser grande e você pode descobrir boas opções buscando receitas de Buda Bowl.


10 - Não tenha medo de errar!

Errar faz parte do aprendizado e as vezes gastamos muito tempo querendo a perfeição e o medo nos impede de inovar e improvisar. Se der medo, vai com medo mesmo, porque como diria minha avó: "É tudo de comer, e se der errado, vai dar certo também"

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page